sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Planejamento do terceiro dia no CMEI

                                                          

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
Curso de Pedagogia
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
                                JORDÂNNA MARIELLA
                              MURIELY S. FONSECA

Estágio supervisionado pela professora Valdirene, na turma do maternal II “a” pelas professoras de campo Adriane e Lucimar.


TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMÁTICA DO ENCONTRO: CANTINHOS TEMÁTICOS COMO UMA FORMA DE APRENDIZADO





INHUMAS GO
JUSTIFICATIVA
                        Planejar é trocar, delinear, programar, elaborar um roteiro na tentativa de desenvolver conhecimentos, de interação, de experiências múltiplas e significativas para com as crianças. Pensando nisto o planejamento precisa ser flexível permitindo ao educador repensar revisando e buscando novos significados para a prática pedagógica aplicada. Segundo Ostetto (2000) o profissional, ao elaborar seu planejamento deve ser bem claro, pontuando suas necessidades e onde quer chegar, para assim encaminhar um trabalho pedagógico que tenha um significado real para as crianças. Mas para que o plano seja realizado é necessário que este seja pensado de acordo com os objetivos dos alunos, do professor e com as possibilidades de executá-los, considerando a realidade em que esta inserido.
            Transformar o aprendizado em algo prazeroso e um desafio constante para os educadoras, por isso acreditamos que esta e a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, para que as crianças tenham um crescimento individual e coletivo através do brincar. Nosso objetivo é despertar as crianças para as brincadeiras, realizando cantinhos temáticos, pois mesmo não sendo nosso tema principal, organizar os espaços e tempos se torna fundamental para o auxilio do ensino aprendizado. Organizar o espaço de brincadeiras em áreas ou cantos temáticos é uma alternativa que possibilita a interação das crianças, com diferentes linguagens, na medida em que permitira sua interação com diferentes materiais possibilitando um contato com o coletivo do espaço onde ao mesmo tempo são possíveis escolher indivíduos em grupo que podem favorecer a construção da autonomia.
            É preciso perceber a importância do brincar para o processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, pois está é a principal forma de expressar na infância, através da brincadeira a criança apropria-se da sua imagem de seu espaço, seu meio social e se constroem como individuo.   Na condição de profissionais da educação temos a responsabilidade e compromisso de oferecer condições que viabilizem a construção do conhecimento, proporcionando situações desafiadoras, interessantes e motivadoras de aprendizagem, pois é na relação com o meio, o mundo que o cerca e na relação com o outro que possibilitamos a compreensão e criação de si próprio e de sua cultura, na educação infantil que a criança constrói boa parte de sua identidade, despertar as crianças para as brincadeiras como os cantinhos temáticos despertam as acrianças a aprender valores simples como: companheirismo, trabalho em equipe, a importância do dividir, a individualidade, etc. estes aprendizados influenciam na construção da criança como individuo e refletira no adulto que ela se transformará.
            Segundo Kishimoto (2009), partilhando brincadeiras, as crianças partilham experiências e desenvolvem sua identidade, exploram o mundo e as pessoas que as cercam, com isso elas compreendem melhor a natureza e a cultura em que estão inseridas, contudo a Educação Infantil não deve exigir um produto final, ela deve ensinar regras, despertar linguagens e desenvolver habilidades de forma natural e espontânea, ou seja, o brincar da criança não dispensa o direcionamento do professor que tem o papel de otimizar as praticas enriquecendo ainda mais o ato de brincar. 
OBJETIVO GERAL
            Possibilitar opções de brincadeiras em cantinhos temáticos separados para que as crianças escolham a  brincadeira com a qual mais se identifica, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando situações lúdicas que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            - Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
- Aumentar a visão de mundo que cerca a criança, através do lúdico.
- Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
            No dia 22/09 o momento do despertar será realizado com música para que as crianças possam acordar calmas em um ambiente agradável e aconchegante. Após o momento do despertar as crianças serão direcionadas, segurando nas mãos dos coleguinhas, até a sala de vídeo, onde poderão assistir ao momento da acolhida que será realizado pela regência do berçário, que será uma apresentação da música,  “Dona baratinha”. Após a acolhida, as crianças serão destinadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche, cantaremos e serviremos todas conforme suas vontades. Em seguido daremos inicio as nossas atividades: primeiro explicaremos o sentido da sala ser divida em vários temas, um cantinho com boliche, outro cantinho da beleza e o cantinho das brincadeiras tradicionais, como amarelinha e a dança da cadeira, etc.
            Escolhemos as brincadeiras divididas em cantinhos temáticos para que as crianças tenham experiências que estimulem a autonomia, tendo a oportunidade de escolherem com o que e quando querem brincar, percebendo que organizar o espaço em cantos temáticos e uma alternativa que possibilitara a interação das crianças com diferentes linguagens na medida em que permitira sua interação com diferentes modos de brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. Nosso objetivo como educadoras é estimular a autonomia e a criatividade em prol da construção da identidade da criança.
            Após a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos, iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia e estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças e logo após encaminharemos as crianças para o jantar.
RECURSOS:
            Os recursos utilizados para a realização desta atividade serão:
- cantinho do boliche
- fita
- boliche
- cantinho da beleza
- batom
- adesivo para unha
- gel
- escova
- creme para cabelo
- fita crepe
- cantinho das brincadeiras tradicionais
- cadeira
- giz

AVALIAÇÃO
O interesse e a participação das crianças tornam-se o foco principal do nosso trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais Nosso objetivo como profissionais da educação em formação inicial será alcançado se a interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, em que as mesmas percebam sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo. Após a realização das atividades faremos uma roda com as crianças onde pediremos para que elas mesmas possam avaliar como foi o dia, se foi produtivo ou não, do que mais gostaram e o que elas sugerem para os próximos encontros.

REAVALIANDO O DIA
            No dia 15/09, realizamos o segundo dia de regência do estágio supervisionado pela professora Valdirene, no CMEI Maria Caetano, na turma do Maternal II “A”. Nosso objetivo naquele dia era possibilitar a construção de desenhos livres com tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor compreensão de mundo. Nossa equipe desenvolveu u ótimo trabalho, com a turma do maternal II “A”, trabalhando com muito respeito e atenção para com as crianças.
            Desenvolvemos as atividades na seguinte sequencia: pedimos para que as crianças fizessem uma roda para que pudéssemos contar uma historia: “ A menina bonita do laço de fita”. As crianças ficaram encantadas ao verem o tamanho do livro e os desenhos que nele estavam, no decorrer da historia as crianças foram aproximando de nós, querendo ficar bem perto do livro. Em seguida, colocamos papel craft no chão e espalhamos tintas e pincéis e pedimos para que as crianças fizessem algum desenho que mais gostaram do livro. E nos surpreendemos, as crianças gostaram muito, fizeram desenhos lindos com as tintas. Deixamos as crianças bem a vontade, dando a liberdade para elas escolherem quais cores de tinta queriam usar.
            Ficaram tão empolgadas que quando perceberam que não havia mais espaço no papel para desenharem, começaram a pintar até o chão. Percebemos que atingimos nossos objetivos, as crianças desempenharam bem a atividade proposta, com total autonomia e liberdade em seus desenhos.



2 comentários:

  1. O trabalho desenvolvido por vocês e apresentado no blog tem muito a acrescentar em nossa formação como futuras pedagogas. Parabéns meninas. Leidianne

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