UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIAS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
ACADÊMICAS:
CARLA RODRIGUES
JORDÂNNA MARIELLA
MURIELY S.
FONSECA
TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMATICA DO ENCONTRO: CRIANDO E
RECRIANDO, BRINCADEIRA COM TINTA GUACHE
INHUMAS GO
PLANO DE AULA
JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância
percebermos o valor que o planejamento tem na Educação Infantil, sendo uma
ferramenta essencial para o processo de Ensino Aprendizagem, pois com ele o
professor antecipa as ações que realizara em sala de aula sendo este um momento
de reflexão do professor, pois através deste o professor poderá perceber se sua
prática em sala de aula esta proporcionando o objetivo esperado que é o
desenvolvimento da criança, segundo Ostetto (1992) como um processo reflexivo,
no processo de elaboração do planejamento o educador vai aprendendo e
exercitando sua capacidade de perceber as necessidades do grupo das crianças
(...) o ato de planejar pressupõe o olhar atento a realidade, sendo assim para
que o plano seja realizado e necessário que este seja pensado de acordo com os
objetivos dos alunos, do professor e com as possibilidades de executá-lo,
considerando a realidade do local a ser realizado.
Pretendemos
então propor através da interação, situações que venham gerar crescimento
individual e coletivo transformando o aprender em algo prazeroso, acreditaram
que esta é a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, já que as
crianças possuem um potencial que muitas das vezes não é explorado em sala de
aula, a criança não é respeitada como um indivíduo de valor, mas é deixado de
lado como alguém que não tem capacidade de criar, explorar podendo apenas
receber o conhecimento pronto e acabado, acreditamos então que a melhor maneira
de trabalhar a Educação Infantil é através da interação entre professor e aluno
onde possam aprender e ensinar, podemos perceber então várias possibilidades de
trabalhos a serem realizados na Educação Infantil, mas o que mais nos chamou a
atenção foi a questão do brincar pois a brincadeira é de fundamental
importância para o desenvolvimento infantil e para a contribuição na formação
da identidade.
Nosso objetivo como educadoras é
despertar as crianças para brincadeiras com tinta guache, onde elas poderão
aprender a valorizar os atos mas simples como o companheirismo, o trabalho em
equipe, a importância do dividir, etc.
Estes aprendizados influenciam na
construção da criança como individuo e refletirá no adulto que ela transformará,
segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear e muito mais,
caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de se
comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja o desenvolvimento acontece
através de trocas reciprocas que se estabelecem durante toda a memoria,
imitação, imaginação, ainda proporcionando a criança o desenvolvimento da
personalidade, a afetividade, sociabilidade e a criatividade.
Por
isso o educador é a peça fundamental nesse processo, devendo ser um elemento
essencial, educar e oferecer várias ferramentas para que a criança possa
escolher seu caminho, o professor e o mediador entre as crianças e o objeto de
conhecimento, como educadores necessitamos adotar algumas posturas com a
pretensão de alcançar nossos objetivos lúdicos como possibilitar tempos,
espaços e materiais para as crianças brincarem livremente, escutar o que a
criança tem a dizer sobre a atividade que propomos, possibilitar ações físicas
que motivem as crianças a serem mentalmente ativos, proporcionar a troca de
ideias para chegar a um acordo sobre as regras, isso ajuda a criança a
desenvolver a autonomia e possibilita a interação uns com os outros.
A postura do professor prevê que
este possa intervir durante as brincadeiras, mas é desejável que se deixe fluir
a atividade entre as crianças, por isso é fundamental que as crianças brinquem
com tinta livremente sem imposições do professor de como pintar, os pequenos
tendo liberdade podem criar, recriar e ampliar seus conhecimentos interagem
entre si, estimular a autonomia e a identidade de cada um.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar a construção de
desenhos livres com tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das
crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que
possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
- Aumentar a visão de mundo que cerca
a criança, através do lúdico.
- Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
O brincar é uma importante forma de
comunicação e por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois
facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, propomos
então atividades que valorizem as brincadeiras não desprezando as necessidade à
identidade e a individualidade de cada uma.
No dia o momento do despertar será
realizado com musicas para que as crianças possam acordar calmas em um ambiente
agradável e aconchegante. Após o momento do despertar as crianças serão
encaminhadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche cantaremos e
serviremos todas conforme suas vontades. Após este momento daremos inicio as
atividades que serão realizadas em sequencia, primeiro contarão uma historinha
da Menina Bonita do Laço de Fita, utilizaremos para isso um livro para que
todas as crianças tenham um contato visual favorável, depois colocaremos papel
craft nas paredes e no chão da sala, espalharemos as tintas e pinceis pela sala para que as
crianças pinte livremente o que entenderão da historia.
Escolhemos as brincadeiras com tinta
para que as crianças tenham experiências diferentes das que estão acostumadas,
estimulando a conhecer o novo, texturas diferentes, misturas diferentes, etc.
pintar é uma forma de expressão que permite nossas expectativas é isto que
queremos explorar nas crianças o novo para que elas desenvolvam habilidades que
não estão sendo como a autonomia a criatividade e através disto possam contruir
sua identidade.
Após
a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos, e iniciaremos o processo do banho ensinando a
cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela
desenvolva a identidade e a autonomia, e estabeleça uma relação entre adulto e
criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças, e logo
após encaminharemos em fila as crianças para o jantar.
RECURSOS
Os recurso utilizados para a
realização desta atividade serão?
-
papel craft
-
tinta guache
-
pincel
-
água
-
lenço
AVALIAÇÃO
O
interesse e a participação das crianças torna-se o foco principal do nosso
trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem
a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras
tradicionais, nosso objetivo como profissionais da educação será alcançado se a
interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, onde as
mesmas perceberão sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o
nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o
relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo.
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