sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Planejamento do Segundo dia no CMEI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
ACADÊMICAS: CARLA RODRIGUES
                              JORDÂNNA MARIELLA
                              MURIELY S. FONSECA




TEMA: A HORA E O LUGAR DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMATICA DO ENCONTRO: CRIANDO E RECRIANDO, BRINCADEIRA COM TINTA GUACHE










INHUMAS GO
PLANO DE AULA
JUSTIFICATIVA
            É de fundamental importância percebermos o valor que o planejamento tem na Educação Infantil, sendo uma ferramenta essencial para o processo de Ensino Aprendizagem, pois com ele o professor antecipa as ações que realizara em sala de aula sendo este um momento de reflexão do professor, pois através deste o professor poderá perceber se sua prática em sala de aula esta proporcionando o objetivo esperado que é o desenvolvimento da criança, segundo Ostetto (1992) como um processo reflexivo, no processo de elaboração do planejamento o educador vai aprendendo e exercitando sua capacidade de perceber as necessidades do grupo das crianças (...) o ato de planejar pressupõe o olhar atento a realidade, sendo assim para que o plano seja realizado e necessário que este seja pensado de acordo com os objetivos dos alunos, do professor e com as possibilidades de executá-lo, considerando a realidade do local a ser realizado.
Pretendemos então propor através da interação, situações que venham gerar crescimento individual e coletivo transformando o aprender em algo prazeroso, acreditaram que esta é a melhor maneira de trabalhar com a Educação Infantil, já que as crianças possuem um potencial que muitas das vezes não é explorado em sala de aula, a criança não é respeitada como um indivíduo de valor, mas é deixado de lado como alguém que não tem capacidade de criar, explorar podendo apenas receber o conhecimento pronto e acabado, acreditamos então que a melhor maneira de trabalhar a Educação Infantil é através da interação entre professor e aluno onde possam aprender e ensinar, podemos perceber então várias possibilidades de trabalhos a serem realizados na Educação Infantil, mas o que mais nos chamou a atenção foi a questão do brincar pois a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil e para a contribuição na formação da identidade.
            Nosso objetivo como educadoras é despertar as crianças para brincadeiras com tinta guache, onde elas poderão aprender a valorizar os atos mas simples como o companheirismo, o trabalho em equipe, a importância do dividir, etc.  Estes aprendizados influenciam  na construção da criança como individuo e refletirá no adulto que ela transformará, segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear e muito mais, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de se comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja o desenvolvimento acontece através de trocas reciprocas que se estabelecem durante toda a memoria, imitação, imaginação, ainda proporcionando a criança o desenvolvimento da personalidade, a afetividade, sociabilidade e a criatividade.
Por isso o educador é a peça fundamental nesse processo, devendo ser um elemento essencial, educar e oferecer várias ferramentas para que a criança possa escolher seu caminho, o professor e o mediador entre as crianças e o objeto de conhecimento, como educadores necessitamos adotar algumas posturas com a pretensão de alcançar nossos objetivos lúdicos como possibilitar tempos, espaços e materiais para as crianças brincarem livremente, escutar o que a criança tem a dizer sobre a atividade que propomos, possibilitar ações físicas que motivem as crianças a serem mentalmente ativos, proporcionar a troca de ideias para chegar a um acordo sobre as regras, isso ajuda a criança a desenvolver a autonomia e possibilita a interação uns com os outros.
            A postura do professor prevê que este possa intervir durante as brincadeiras, mas é desejável que se deixe fluir a atividade entre as crianças, por isso é fundamental que as crianças brinquem com tinta livremente sem imposições do professor de como pintar, os pequenos tendo liberdade podem criar, recriar e ampliar seus conhecimentos interagem entre si, estimular a autonomia e a identidade de cada um.
OBJETIVO GERAL
            Possibilitar a construção de desenhos livres com tinta, visando valorizar a identidade e a autonomia das crianças, ampliando os horizontes através de situações lúdicas, que possibilitem uma melhor compreensão de mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar momentos agradáveis que gerem aprendizado
            - Aumentar a visão de mundo que cerca a criança, através do lúdico.
            - Reafirmar o direito à brincadeira
METODOLOGIA
            O brincar é uma importante forma de comunicação e por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, propomos então atividades que valorizem as brincadeiras não desprezando as necessidade à identidade e a individualidade de cada uma.
            No dia o momento do despertar será realizado com musicas para que as crianças possam acordar calmas em um ambiente agradável e aconchegante. Após o momento do despertar as crianças serão encaminhadas ao refeitório onde realizarão o momento do lanche cantaremos e serviremos todas conforme suas vontades. Após este momento daremos inicio as atividades que serão realizadas em sequencia, primeiro contarão uma historinha da Menina Bonita do Laço de Fita, utilizaremos para isso um livro para que todas as crianças tenham um contato visual favorável, depois colocaremos papel craft nas paredes e no chão da sala, espalharemos  as tintas e pinceis pela sala para que as crianças pinte livremente o que entenderão da historia.
            Escolhemos as brincadeiras com tinta para que as crianças tenham experiências diferentes das que estão acostumadas, estimulando a conhecer o novo, texturas diferentes, misturas diferentes, etc. pintar é uma forma de expressão que permite nossas expectativas é isto que queremos explorar nas crianças o novo para que elas desenvolvam habilidades que não estão sendo como a autonomia a criatividade e através disto possam contruir sua identidade.
Após a atividade será realizado o banho separadamente, meninas dos meninos, e  iniciaremos o processo do banho ensinando a cada criança como e qual parte do corpo ela está lavando, para que ela desenvolva a identidade e a autonomia, e estabeleça uma relação entre adulto e criança, transformando este momento em algo relaxante para as crianças, e logo após encaminharemos em fila as crianças para o jantar.
RECURSOS
            Os recurso utilizados para a realização desta atividade serão?
- papel craft
- tinta guache
- pincel
- água
- lenço
AVALIAÇÃO
O interesse e a participação das crianças torna-se o foco principal do nosso trabalho fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades despertem a curiosidade e a expectativa culminando no resgate a cultura das brincadeiras tradicionais, nosso objetivo como profissionais da educação será alcançado se a interação entre as crianças culminarem em um desenvolvimento positivo, onde as mesmas perceberão sua capacidade de autonomia, por isso será necessário que o nosso trabalho seja avaliado coletivamente, pois o desejo de enriquecer o relacionamento e as habilidades das crianças é um interesse do grupo.


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